Quem sou eu

http://bloglog.globo.com/gabrielopensador/ Oi, gente, não estou mais atualizando o blog neste endereço. Para deixar comentários e verem os novos posts entrem no novo: http://bloglog.globo.com/gabrielopensador/

"Essa vida de internauta me cansa" _________________________________________________________________________________________________________ (minhas fotinhos de surf pra enfeitar o blog e pra eu me lembrar que o lugar certo de surfar, por incível que pareça, não é a internet!) fotógrafo: Fred Rozário / e o piloto do jet ski foi o Serrado (valeu, "meu" piloto!) Barra RJ 2007

Miss alegrete (para saber quem é leia o texto "minimundo" de 30/07)

Miss alegrete                                 (para saber quem é leia o texto "minimundo" de 30/07)

Vai começar a estória: "Era uma vez..."

Vai começar a estória: "Era uma vez..."

Gabrielzão e Gabrielzinho do Irajá

Gabrielzão e Gabrielzinho do Irajá
foto de Paula Kossatz

segunda-feira, 30 de julho de 2007

Minimundo

Gabriel Moojen é um gaúcho que veio morar no Rio de Janeiro com sua mulher e conterrânea Fran Zanon e acabou sendo pai de uma filhinha “quase” carioca – a menina veio ao mundo aqui, mas já molha a chupeta na cuia de chimarrão. Semana passada ele me repassou um email enviado lá de Porto Alegre por sua mãe, que desencavara de uma revista antiga uma foto sem nome de uma Miss Alegrete e, por saber que nós éramos amigos (não eu e a misse, mas eu e seu filho), pediu-lhe que me encaminhasse o retrato.
“Fala, xará. Beleza? Olha só o pequeno mundo. Minha mãe está fazendo um trabalho com fotos antigas. Ela sabe que somos amigos e mandou uma foto da Miss Alegrete, no caso sua bisavó, vó de seu pai. Está aí em anexo. Abraço.”
Alegrete é uma cidade com cerca de noventa mil habitantes situada na fronteira oeste do Estado do Rio Grande do Sul. Foi lá que nasceu meu avô, um dos doze filhos de um bravo imigrante italiano, corajoso o bastante para fazer e criar tantos filhos vivendo apenas do que ganhava como um artista da câmera. Era fotógrafo, esse meu bisavô, provavelmente o autor da tal foto da misse que pintou no meu email, e que encaminhei na mesma hora pro meu pai. Bem, na verdade não foi exatamente para o meu pai, que nem sei se tem endereço eletrônico, mas repassei para a atual mulher do velho a fotinho da minha suposta bisavó.
“Oi, Jacque. Tudo bem? (…) Passa esse email pra família aí por mim, por favor. Olha que interessante.
 Quem me mandou foi o gaúcho Gabriel Moojen(…) Beijos.”
Miguel Contino, meu querido progenitor, nasceu em Porto Alegre e perdeu a mãe quando tinha um ano de idade. Aos cinco, foi trazido à força para a Cidade Maravilhosa, de onde sempre fugia nas férias para passar os fins de ano no Sul, e agora está casado com a Jacque, mais uma gaúcha que veio pra cá. Ao receber meu email, ela já me adiantou que a jovem estampada na revista não era a mãe dele. Talvez fosse a primeira mulher do meu biso italiano, antes dele casar-se com a avó do meu pai...
Passei a bola pro meu xará novamente, lhe cobrando uma apuração mais detalhada. Já que ele havia me mandado o retrato da misse, então que tratasse de interrogar melhor suas fontes.
Sua resposta soou-me um tanto irônica:
“Agora me pegou. Vou ter que perguntar para minha mãe. 
Mãe, quem era aquela da foto, que tem os olhos do Gabriel, mas não é a bisavó dele?”
Achei que a investigação ia ficar por isso mesmo, mas num ágil troca-troca de emails, ainda obtive informações adicionais enviadas por um membro da família do Gabriel Moojen, que também é lá das bandas do Alegrete:
“A foto que eu te mandei é da GIOCONDA CONTINO. Não sei com quem ela foi casada. Ela foi Miss Alegrete, em 1929. Pelo menos esta revista que eu ganhei com fotos de misses de todo Brasil é do ano de 29.
O que eu sei é que ela era a matriarca lá dos Contino. Ela era professora e quando o Figueiredo assumiu a Presidência da República fez uma homenagem a ela, pois ela é que o tinha alfabetizado.
Quem pode te informar melhor é teu pai. Pergunta a ele.
A informação que eu tinha é que ela seria a avó do pai do Gabriel. Mas, minhas informações podem não ser corretas, pois embora tenha morado em Alegrete muito tempo, acabo misturando os dados.”
Ah... Então é a tia Gioconda! Eu a conheço. Ainda é viva, a irmã do meu avô. Hoje já está sem memória nenhuma, mas dizem que ela sempre contava essa estória de ter sido Miss Alegrete.
Meu pai, que até então não tinha entrado ainda na conversa virtual, ao ver a foto e as mensagens confirmou tudo. Quer dizer, tudo não, quase tudo, que essa parte do Presidente Figueiredo ficou por conta do pessoal lá dos Moojen – não sei se isso a tia não contava ou se foi ele que preferiu esquecer, depois de ter sido preso durante a ditadura militar.
Mas isso já é outra estória, e ele talvez se anime a contá-la na casa do Gabriel e da Fran, que já convidaram o Seu Miguel e a Dona Jacque pruma roda de Chimarrão, pra todo mundo se conhecer pessoalmente.
Coisa de gaúcho, tchê.
Papai aproveitou o embalo – na verdade foi a Jacque – e já nos mandou até uma foto sua com o pai do Gabriel, adivinha onde? O velho Jorge Moojen e sua mulher abraçados a meu pai e minha mãe lá no bom e velho Alegrete, no que se pode dizer que foi minha primeira viagem ao Rio Grande, ainda dentro da barriga. [ver foto no final do blog]
Meu xará tem razão, o mundo é pequeno mesmo. Ainda mais entre a gauchada. Só quero ver quantas árvores genealógicas vamos descascar nesse encontro que vai rolar na casa dele. Meu pai vai falar do seu pai e do pai do pai do Gabriel... A Jacque, que nasceu em Passo Fundo, vai acabar descobrindo mil laços com a família da Fran, que também é de lá...
Todo mundo contando tudo ao mesmo tempo e a recém-nascida Valentina, curiosa, atenta aos mínimos detalhes. Escutando essa conversa toda desde os primeiros meses de idade, será que essa carioquinha ainda tem alguma chance de deixar de ser gaúcha?
“Bah, mas é bem capaz!”
Ou se preferirem em bom carioquês: “É ruim, hein!"

14 comentários:

VikapeX disse...

Belo post gabriel!
sempre é interessante ver os antepassados!
Você ate acaba achando traços da historia...
Eu mesmo ja descobri que bisavos etc meus ja foram ate importantes, si procurar mais ainda acha coisas interessantes...

Eu ja fiz ate uma procura em santos no porto, assim como vc sou decendente de italiano, e no final acabei descobrindo que meu sobrenome teve erro de pronuncia e escrita...

Mais e isso ai, gostei do blog! primeira vez que leio, si tiver um tempo olhe o meu http://vikapex.blogspot.com

abraços

Unknown disse...

Fala Gabriel, muito bacana essa tua história de família, o texto é grande mas vale apena ler todos até o fim.
Eu tava vendo a foto , achei o outro cara de bigode parecido contigo, aquele do canto direito, agachado, valeu pela história ai, o blog ta indo muito bem! Eu que moro no Sul conheço muito Gaucho! ehehehe! Boa semana pra vc. Mengao, 1 a 1!!!! Agora é Joel Santana!

Cinthia Prince disse...

É, eu tb andei descobrindo muito da familia família esses tempos ae.. Achei uma árvore genealógica gigantesca dela!! É bom a gente saber nossas origens, não??

Já viu algum Prince por ae?? Se vir, me avise ok?? rsrsrsrs

Bjo Lindão!!!

Paulo Mileno disse...

O Brasil é feito de várias misturas; e é, no mínimo curioso você analisar o tamanho de uma árvore: como é composto todos os galhos,todos os "nós", as frutas que vão nascendo(com duplo sentido), daí vamos descendo até a raiz...Vou procurar saber um pouco mais das minhas origens, depois de hoje. Isso não vai ser amanhã, mas qualquer "dia desses". Só de pensar, já vejo o trabalho que vai dar...
Enquanto dure esse blog, será(espero) bem aproveitado.
Abraços e até breve,
Paulo Mileno

Unknown disse...

Legal o post de hoje Gabriel(ontem né, afinal ja sao quase duas da manha do dia 31)
Familia: a base de tudo! Fonte de historias e estorias. Alegrias e tristezas. Sorrisos e lagrimas...
Dou bastante valor a familia, nao so os meus consaguineos mas os familiares que escolhi durante estes meus 20 anos de vida. Tenho comigo que familia nao sao apenas pais e filhos, mas todas as pessoas que se amam.

abraços

Msc.bio disse...

Bah! Então no sul o povo gosta de colocar Gabriel nos nomes dos filhos hein! hehehe

o Mojen agora é da globo? Adorava o mochilão mtv... meu sonho fazer um programa daquele.. vamos ver se a globo vai saber aproveitar esse talento gaucho! tchê! ;o)

Unknown disse...

AE GABRIEL LEGAL TEU BLOG
VOU COMENTAR AQUI A CADA POST NOVO
BLZ?
ABRAÇOS

RÔMULO

Jhonata disse...

Po legal a Historia,
seu eu fosse atras da historia
da minha familia só ia achar desgraça, familia do meu Pai era meio cabocla funcinava na bala mesmo da minha mãe Italianos daquele bem pão duro que só comia polenta rsrsrsr.


abraço
fica com deus

Ines Mota disse...

Noooosssa, amei teu Blog.

Ines Mota disse...

Olha, Gabriel amei o teu Blog. Maravilhoso!!

Sérgio disse...

aí cibele, moro em alegrete e nao me chamo gabriel !!! hehehe

professora Eufrásia disse...

Sou professora e adotamos o livro Um garoto chamado Rorbeto e gostaria muito de entrar em contato com o Gabriel. Mais de 200 crianças e pais leram o livro no Colégio MARISTA em Natal. RN.

ENZO disse...

Gabriel, muito bacana o blog.
Tbm sou Contino,
saúde, paz e sucesso sempre !
Abraço !

LENORE/48 84345868 disse...

opo Gabriel/ só corrigindo meu querido a Tia Gioconda, tua tia-avó foi Miss Alegrete mesmo, mas solteira, nunca casou e quem foi porifewsira do presidente Figueiredo foi tua busavó Mimi, avó do pai de meus filhos , Quidinho( Euclides Lisboa) bj lenore