Quem sou eu

http://bloglog.globo.com/gabrielopensador/ Oi, gente, não estou mais atualizando o blog neste endereço. Para deixar comentários e verem os novos posts entrem no novo: http://bloglog.globo.com/gabrielopensador/

"Essa vida de internauta me cansa" _________________________________________________________________________________________________________ (minhas fotinhos de surf pra enfeitar o blog e pra eu me lembrar que o lugar certo de surfar, por incível que pareça, não é a internet!) fotógrafo: Fred Rozário / e o piloto do jet ski foi o Serrado (valeu, "meu" piloto!) Barra RJ 2007

Miss alegrete (para saber quem é leia o texto "minimundo" de 30/07)

Miss alegrete                                 (para saber quem é leia o texto "minimundo" de 30/07)

Vai começar a estória: "Era uma vez..."

Vai começar a estória: "Era uma vez..."

Gabrielzão e Gabrielzinho do Irajá

Gabrielzão e Gabrielzinho do Irajá
foto de Paula Kossatz

quarta-feira, 25 de julho de 2007

Haja medalha

Pra inaugurar o meu blog falando de um tema agradável, ainda mais em tempos de Pan, momento de curtir e valorizar a beleza e a adrenalina dos esportes, achei que seria uma boa idéia pendurar aqui umas fotos de surf clicadas na Barra da Tijuca na última sexta-feira 13 pelo fotógrafo Fred Rozário, quando finalmente consegui acordar relativamente cedo para pegar uma carona de tow in no jet ski dos amigos Felipe Gama e Alexandre Serrado.
Depois me lembrei da minha primeira ida às ilhas Mentawai, na Indonésia, para surfar ondas de sonho hospedado num barco, e me emergiu na memória uma cena do meu vôo de volta, quando tive que encarar um trecho doméstico operado por uma companhia local e vi pela primeira e única vez uma comissária de bordo parar tudo para sentar e rezar, encolhida em seu véu muçulmano, vigiando com olhos esbugalhados de medo a pequena tempestade que nos impedia de pousar.
Na semana seguinte à do desastre de Congonhas é impossível afastar este assunto da mente e fica até estranho não comentar nada a respeito, mesmo que seja o que todo mundo já sabe e já sente e lamenta e comenta. Revolta, indignação e vergonha dos nossos comandantes – não os das aeronaves, coitados – mas os dos órgãos (in)competentes (ir)responsáveis por quase tudo que existe de serviço público nesse país (não na ponta de baixo, mas no topo), para os quais os manda-chuva da politicagem sempre nomeiam amigos e comparsas que não entendem de merda nenhuma a não ser, em muitos casos, de encher o próprio bolso roubando o nosso dinheiro.
- Você me ajudou na campanha. Agora que eu fui eleito vou te dar um cargo de confiança. Fique à vontade e faça bom proveito!
E a gente fica sabendo de um caso ou de outro de desvio de verbas, licitações ilícitas e/ou superfaturamento em obras, entre tantos, incontáveis, infinitos outros esquemas iguais ou semelhantes que estão comendo solto do Oiapoque ao Chuí, em todas as esferas e ininterruptamente, longe das nossas vistas.
O problema é que, agora, além de fazerem farra com o nosso dinheiro – o que já nos traz desemprego, violência, falta de vaga em escola, em hospital, em cadeia... não é de hoje mas não custa lembrar – não satisfeitos com tudo isso, também resolveram brincar com as nossas vidas de forma um pouco mais direta.
Não duvido que daqui a pouco estejamos fazendo testes nucleares ou experimentos científicos em cobaias humanas sob o comando de algum zé mané qualquer que tenha sido indicado por um parente do cunhado da mulher do empreiteiro que bancou a propina do Juiz que absolveu o irmão de Fulano de tal... já sabendo que em troca poderia receber como recompensa um lugarzinho na diretoria de um centro de controle espacial, ou da CTI de um hospital, ou de uma penitenciária de segurança máxima, ou de uma outra bobagenzinha qualquer de onde pudesse extrair o máximo de riqueza e “prestígio” a qualquer custo até o fim do mandato.
A culpa pelo acidente pode ser da TAM, pode ser de São Pedro, pode ser de Deus ou do Diabo, mas seja qual for a causa principal da não frenagem do Airbus, como é possível que pessoas diretamente responsáveis pela aviação no Brasil tenham a cara-de-pau e a falta de vergonha de receber (e de entregar) “medalhas do mérito Santos Dumont" em Brasília, três dias após a tragédia?! Um absurdo. Mais um.
Para quem não sabe, o nosso vice-presidente José Alencar condecorou alguns homenageados, entre eles o diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Milton Zuanazzi (um ex-vereador de Porto Alegre) e Denise Abreu (uma ex-assessora de José Dirceu), entre outros diretores, que ao que tudo indica – e indicados pelo Palácio do Planalto – caíram de pára-quedas numa área em que nunca haviam trabalhado em suas vidas, com a missão de tocar um órgão tão importante cuja função seria “gerenciar e controlar as atividades relacionadas com a aviação civil”.
A ANAC, que foi criada em 2006 para substituir o antigo DAC (Departamento de Aviação Civil) – e também para servir como cabide de empregos para 2.500 companheiros – vem fazendo, na opinião dos especialistas, um trabalho bem pior do que o do órgão extinto.
Nem precisa ser especialista. Eu também acho. E você?
Também não custa lembrar que cuidar dessa área significa mexer com milhões, ou melhor, bilhões de reais, e que para muitas pessoas ligadas à política um dinheiro vale muito mais do que uma vida, seja a da criança que não tem um leito para nascer ou a do canceroso que não tem condições de fazer um tratamento, ou a do miserável que não tem comida, ou a do motorista que não tem estradas seguras para rodar ou a do piloto de avião que não tem radares nem canais de rádio confiáveis e por aí vai.
Não é à toa que a indicação de aliados políticos para administrar serviços fundamentais em áreas que desconhecem completamente sempre teve um alto potencial catastrófico.
Não seria difícil citar exemplos de desatres ambientais, sociais, econômicos, jurídicos e morais causados pela mesma prática do toma-lá-dá-cá nesse e em outros governos, mas nem vale a pena. O Brasil já acha isso normal.
Minha intenção inicial era escrever aqui no blog sobre uma manhã de surf em ondas grandes puxado por um jet ski na Barra e sobre o esporte brasileiro, que está sendo tão bem representado aqui no Panamericano pelos nossos bravos atletas medalhistas. Mas acabei embarcando nessa outra conversa. Foi inevitável. Prometo que o próximo post será mais divertido.
Fico triste e indignado com essa recorrente sensação de injustiça ao ver tanta gente inocente morrendo enquanto os culpados sorriem e lavam as mãos como se não isso fosse nada, como vem acontecendo também em terra firme o tempo todo, nas favelas, no asfalto, no campo, em tudo que é lugar.
Haja medalha pra gente conseguir sentir ainda algum orgulho ao ouvir o nosso hino nacional. Mas que não sejam mais medalhas de honra ao demérito como aquelas distribuídas há pouco pela nossa Aeronáutica.

7 comentários:

trote disse...

Isso aí, Gabriel. Parabéns pelo blog. Sempre com opiniões que nós, brasileiros, também temos, e mesmo sabendo da safadeza de uns e outros, ainda votamos neles, ora por falta de opção, ora por falta de memória. A situação está crítica, e sabe-se lá quantas vidas mais teremos que sacrificar (pode ser até mesmo as nossas) para que algo seja feito.

Unknown disse...

Pois é Gabriel, é revoltante o que tem acontecido mesmo, o caos aéreo, nossos governantes que estao mas preocupados em saber se e culpa é deles ou nao, do que preocupados com as próprias vitimas. Esse caso que vc citou de um politico ajudar na campanha e depois arrumar cargo depois de eleito, eu acredito que seja real mesmo. Parabéns pelo blog e pela idéia dele
abraços

Msc.bio disse...

Gabriel que lindo seu blog! hehe poxa gostei muito viu, assim nós fãs podemos nos sentir um pouquinho mais perto!! Outro bom motivo também é nos informar, conscientizar, eu fiquei tão "ligada" nas medalhas do PAN que não vi nada sobre essas medalhas distribuídas em Brasília rs... que ridículo!
Estarei passando aqui sempre, aguardando cada atualização!
beijos!

Unknown disse...

Parabéns pelo Blog adorei vamos divulga-lo bastante, tudo de bom pra vc e bote pra F no proximo cd em cima desses políticos safados, contamos com vc

Salvador te espera nós do se liga ai mais ainda..abs!!

Celso disse...

Parabéns pelo blog rapaz, fico feliz em poder acompanhar de forma mais proxima o dia a dia de alguém que pensa de verdade e não tem vergonha disso. Infelizmente o texto de abertura não pode ser um lindo e leve texto sobre as ondas, mas a nossa dura e fria realidade nao pode ser mascarada com as medalhas do PAN. Muito sucesso com seu blog, o resto nem preciso comentar, o sucesso já é uma realidade. Parabéns, Pensador
Celso Rios

Unknown disse...

É Gabriel, infelizmente a nossa vida está assim, até tentamos falar de coisas boas mas acabamos caindo no assunto das tragédias e outros males vividos pela sociedade.
Este acidente foi realmente algo lamentavel, no entanto, uma coisa tão triste e lamentavel quanto é saber que daqui à alguns dias a grande maioria da população irá esquecer destes fatos tristes como já esquecera de tantos outros e continuara distribuindo "medalhas" a corruptos e incompetentes.

abraço

Gustavo disse...

Fala sério.... o gênio pensador com seu próprio blog.... Mais uma vez mostrando ao brasileiro pra que veio... Mais um meio de comunicação pro genio colocar as suas obras em prática..... Parabéns pelo sucesso..... Abraços: Gustavo Brayer